“A Importância do Audiovisual na Construção de Narrativas Musicais”

“A Importância do Audiovisual na Construção de Narrativas Musicais”

Vocês já devem ter reparado que alguns artistas ao lançarem um álbum soltam um combo com vídeo de minidoc ou filme nas plataformas digitais, né?


Quanto mais o tempo passa o consumo do Audiovisual, ou seja, tudo aquilo que pode ser visto e ouvido ao mesmo tempo, aumenta. Seja por meio de filmes, séries ou documentários de todos os tipos. Nos meses de setembro e outubro dois artistas brasileiros, Luedji Luna e Marcelo D2 lançaram álbuns com uma construção de narrativas das letras de suas músicas acompanhadas de vídeos.


Durante esse mês de outubro, Luedji exibiu seu álbum visual intitulado “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’água” pelo youtube. Nele a artista retrata sobre o amor, afeto, desafios e ancestralidade. Em sua obra, Luedji cria uma relação mais intimista com aqueles que assistem seu trabalho. D2 em “Assim Tocam Meus Tambores” entre uma música e outra, mostra sua rotina com a produtora Luiza Machado e passa mensagens em forma de detalhes em seu filme.


A questão é que a produção da visual music leva artistas a outros patamares. Com uma sequência de clipe para cada música, entre elas, discursos e falas de pensadores e outros músicos, faz com aquele ou aquela intérprete mostre um outro lado das produções em sua composição audiovisual, todas com objetivos de passar alguma mensagem a ser analisada. Suas obras não são apenas musicais e sim visuais, do sentido que silenciando a música daquele clipe pode-se captar a significação do que está sendo representado. Nem sempre as imagens complementam as letras das músicas, as mensagens podem ser distintas porém com um mesmo propósito: mostrar a arte em suas diversas formas, um processo de transmidiação.


Em 2013, Beyoncé lançou seu álbum autointitulado com um videoclipe para cada música, popularizando o termo “visual album”. Isso fez com que surtisse um grande efeito na indústria musical e fonográfica. No brasil esse formato de transmídia está se estendendo cada vez mais, e não necessariamente lançando música-filme, mas criando um vínculo maior exibindo aos consumidores dessa arte o processo de produção da obra como um todo, como é o caso da Rapper Cristal, citada em meu no artigo anterior. Cristal lançou um minidoc sobre sua nova música “Ambição” antes do clipe a ser estreado no dia 29.10.2020. Isso só não mostra o objetivo da artista como também fortalece o corre de profissionais pretos de Porto Alegre.


A originalidade dos artistas e sua produção fica cada vez mais evidente conquistando a indústria musical e quem consome ela promovendo uma análise mais profunda sobre suas obras, seja por um objeto de referência social, histórica e cultural utilizada em certos blocos musicais, ou, entre um detalhe e outro mais pessoal que querem passar.

Fazer uma produção audiovisual musical exige muito dos artistas que estão à frente da câmera e principalmente por trás delas, envolvendo produtores, estilistas, maquiadores e diretores de arte. Com esse tipo de material produzido é possível que se amplie a emoção e gere identificação daquele que assiste o trabalho artístico e reconheça o porquê dos artistas estarem efetuando tal ato.

Autenticidade e originalidade é o que faz a diferença em uma produção musical inteira, levando aquele(a) artista a outros patamares e diferenciando-se do que o público está acostumado a receber.

Para encerrar, indico três álbuns visuais e 1 minidoc pra vocês ouvirem e assistirem:

Luedji Luna em “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’água”
Filme do projeto “Assim Tocam os Meus Tambores de Marcelo D2
Beyoncé – All Night (Álbum Visual completo no youtube)

Publicado por jordasgarcia

Acadêmica de Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: