A história do audiovisual brasileiro – Parte 2

Oi, tudo bem contigo?

Hoje chegamos aos anos 30 e vamos seguir uma linha do tempo com os principais acontecimentos neste mercado, para complemetar a parte 1 e seguimos conhecendo um pouco mais sobre o audiovisual.


1930

Nos anos 30 os filmes exibidos são sonoros e mudos enquanto as produções com som são, na maior parte das vezes voltadas para o estilo carnavalesco. Nesta mesma época é quando o Brasil conhece a Carmen Miranda, que em 1933 faz a sua estreia em “A Voz do Carnaval” de Ademar Gonzaga e Humberto Mauro, que já foi citado na semana passada aqui na prid. Na década de 30 nós também temos a criação da Cinédia, que foi o primeiro grande estúdio cinematográfico do país. Em 1939 é decretada uma lei que impõe uma cota mínima de exibições de filmes nacionais. Enquanto isso, a empresa americana Technicolor que já investia há algum tempo no desenvolvimento de tecnologias que fizessem filmes coloridos, e na década de 30 eles finalmente conseguiram. 

Bijou Theatre, primeiro cinema na cidade de São Paulo.

1950

Em 1950 nós temos o nascimento da TV no Brasil, Assis Chateaubriand, proprietário de uma mega rede de comunicação chamada diários associados fundou a TV Tupi de São Paulo e trouxe para o Brasil o primeiro sinal de televisão. Os canais eram bem instáveis e os programas em preto e branco. No cinema mundial os anos 50 e 60 são marcados pela alavancada do cinema europeu, como um cinema de qualidade, um cinema que não seguia as regras que os filmes norte americanos seguiam. 

O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto.

1960

Câmeras portáteis de 8mm e 16mm começaram a se popularizar no mercado Europeu e Norte Americano, a partir daí, cada vez mais pessoas conseguiam produzir seus próprios vídeos caseiros.


1970

No ano de 1970, a Televisão colorida chegou no mercado brasileiro, e já veio com a transmissão de um dos mais importantes eventos na época, que foi a Copa do Mundo do México quando o Brasil conquistou o tricampeonato. 


Espero que tu tenha curtido essa breve linha do tempo de acontecimentos, semana que vem nós vamos conhecer os principais diretores gaúchos que mais colaboraram para o crescimento deste mercado aqui no Estado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: